Muito tem se falado do logo da Copa do Mundo de 2014 e não poderíamos deixar de passar em branco...o que significa expressar nossa indgnação! "Chico Xavier", "estão metendo a mão na taça", "vergonha!", citando alguns comentários que rolam na internet, parace unânime a reprovação da marca...tirando é claro o grupo de "notáveis" e todos da Agência Africa!
A indignação fica maior quando partimos para comparação.
Vejam o filme de apresentação da Eurocopa e o da Copa do Mundo de 2014...Como disse o Wollner: Vergonha!
Se compararmos com o processo de escolha da marca das Olimpíadas de 2014, ainda em andamento, ficamos ainda mais intrigados e indignados.
Como foi feita essa seleção? Quem participou? Ninguém sabe!
A ADG Brasil foi convidada pela FIFA para promover e divulgar um processo de seleção nacional para o Emblema Oficial da COPA 2014, chegando a indicar um corpo de jurados conforme comunicado de esclarecimento do dia 29 de junho de 2009. Neste mesmo comunicado a ADG afirma que "não teve acesso à listagem dos dez escritórios escolhidos para a segunda fase do projeto".
Em um novo comunicado publicado no dia 10 de junho de 2010 a ADG Brasil esclarece:
"1. Houve um processo inicial aonde a ADG participou, a convite da FIFA, para ajudar a organizar e divulgar um processo de seleção nacional para o Emblema Oficial da COPA 2014;
2. Por decisão da FIFA a ADG Brasil foi excluída do que, ao que entendemos, foi um novo processo de seleção, independente daquele no qual tivemos envolvimento e conhecimento. Desde este momento não temos mais nenhuma participação ou qualquer conhecimento sobre o processo;
3. Não iremos nos pronunciar sobre as informações divulgadas até o momento pois estas, não oficiais até aonde sabemos, podem não refletir a realidade sendo no momento nada mais que especulação."
Já o processo de escolha da marca Jogos Olímpicos Rio 2016 é uma exemplo de transparência e respeito. No dia 11 de abril foi publicado um edital aberto a todas as agências e escritórios de design do país com regras e critérios absolutamente claros.
Dividido em 5 fases (Briefing Inicial, Habilitação Jurídica e Técnica, Entrevistas Individuais, Briefing Técnico e Proposta Criativa) mobilizou 139 empresas de todo o Brasil.
Após a fase 1 (Briefing Inicial) e fase 2, onde 86 empresas apresentaram os documentos de habilitação e qualificação técnica, foi divulgada uma relação de 24 empresas consideradas aptas a participar da fase 3 (Entrevistas Individuais): 6D Print (RJ), AC Company (RJ), Brainbox Design (PR), Crama Design (RJ), DPZ (RJ), Dupla Design (RJ), Eg Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Hardy Design (MG), J. Walter Thompson (RJ), Lab Design (MG), Magenta Design (RJ), Máquina Estúdio (SP), OZ Design (SP), Pádua e Bertani Design (RJ), PDV Design (MG), Rio R2 Produções (RJ), Sites & Sites (RJ), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tecnopop Comunicação (RJ), Valéria London (RJ) e Vinte Zero Um (RJ).
Na fase 3, as empresas apresentaram o case entregue na fase anterior para a equipe de Marketing e Comunicação do Comitê Rio 2016. Destas, oito foram escolhidas para desenvolver uma proposta de logomarca para as Olimpíadas. São elas: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Magenta Design (RJ), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR) e Vinte Zero Um (RJ).
Terão até o dia 4 de agosto para apresentar suas propostas criativas. O nome da empresa escolhida será divulgado em setembro.
Segundo o site Rio 2016 "A Comissão Julgadora será multidisciplinar e formada por até 15 membros reconhecidos nacional e internacionalmente. Os integrantes serão selecionados pelo Comitê Organizador Rio 2016 por sua experiência na criação e aprovação de programas de marcas ou por seu destaque no Movimento Olímpico internacional".
PRÓXIMAS ETAPAS
- 04/08 – Recebimento das propostas criativas - Fase 5
- 06/08 e 07/08 – Reunião da comissão julgadora e definição do vencedor.
- Envio da marca Rio 2016 para a aprovação final do COI.
Outro papo!
Saiba Mais:
Logo de 2014 pode ser plágio do símbolo da federação de basquete
Africa assina criação da marca da Copa 2014
Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014
Designers ainda criticam logo da Copa de 2014
Os erros e acertos do Logotipo da Copa do Mundo Brasil 2014
Como NÃO apresentar um novo logo para Copa
Eleito por 'notáveis', logo da Copa 2014 gera polêmica entre leigos e especialistas
ADG aguarda esclarecimentos da FIFA sobre a marca da COPA 2014
Designer critica logo da Copa 2014: "É uma porcaria"
Logo da Copa de 2014 é criticada por torcedores brasileiros no Twitter
Designers gráficos criticam o logo da Copa 2014
Parecer oficial ADG Brasil sobre a concorrência da Marca Copa do Mundo 2014
Comitê Rio 2016 começa o processo de escolha da agência que criará a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Seleção da empresa que criará a marca dos Jogos Rio 2016 chega à terceira fase
Fase final do processo de seleção da empresa que criará a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá oito participantes
No Dia Olímpico, Comitê Organizador inicia fase final da seleção da empresa que criará a marca dos Jogos Rio 2016
Copa do Mundo 2014: oportunidade desperdiçada?
segunda-feira, 19 de julho de 2010
quarta-feira, 7 de julho de 2010
ParedeGronw
Exposição com os artistas Elvis Almeida, Luiza Cascon, Julio Ferretti, Pedro Sánchez e Luiza Stavalee faz parte da programação da segunda edição do Parede - Festival de Poster Art do Rio de Janeiro.
Parede - Festival de Poster Art é o primeiro e único evento exclusivamente dedicado ao poster art no país, e traz para a cidade artistas do mundo inteiro. O evento se consolidou internacionalmente no calendário da arte urbana após sua bem-sucedida 1ª edição no Centro Cultural Justiça Federal.
Curadoria: Marco Teobaldo e Eduardo Denne
Terça a domingo, - das 12h às 19h - Galerias do 1º andar
Fontes:
http://www.parede.art.br/parede.html
http://parede.art.br/blog/
Assinar:
Postagens (Atom)