quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Diorama da Av. Central - EUROPALIA

A Garagem Design Integrado teve o orgulho de participar da equipe de Lidia Kosovski para o projeto do Diorama da Av.Central no Festival Internacional de Arte EUROPALIA deste ano.
A EUROPALIA ficará aberta até 15 de janeiro de 2012 e conta com vários eventos sobre o Brasil espalhadas pela Europa.


O Diorama faz parte da exposição Copacabana, Rio em Panorama e tem como tema o desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro do final do século 19. Lidia Kosovski criou para a exposição um cenário da Av. Central do século XIX a partir das fotografias dos edifícios que Marc Ferrez (fotógrafo Franco-brasileiro), no livro Avenida Central: 8 de março de 1903 - 15 de novembro de 1906.

Fomos chamados para fazer a manipulação e montagem das fotos e mais a frente para a confecção do gradiente que serve de pano de fundo para cenário.

As fotos foram primeiro tratadas, tiramos o amarelado e distorcemos as perspectivas para que todas estivessem com o mesmo angulo frontal. Cada foto foi recortada do lado esquerdo e direito para depois ser encaixada em seu devido lugar.

Em seguida a partir do mapa criado também por Marc Ferrez, montamos o trecho do lado direito e do lado esquerdo seguindo as proporções dadas no livro.


Finalmente preenchemos os espaços entre as edificações e criamos o arquivo final.





Fotos da montagem do Diorama:
Na montagem percebemos que a lateral deveria ser preenchida para que ao caminhar as pessoas tivesssem uma noção de continuidade. Criamos então a partir da foto frontal uma outra fachada distorcendo o prédio para que os angulos concidissem com a pequena profundidade que as fotos mostravam nas esquinas.





Fotos da exposição:


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Assinaturas mil






Eu sei, eu sei, estivemos um pouco sumidos.

Para começar a esquentar os motores postamos aqui nossas novas assinaturas.

Um conjunto que pretende ser alegre e impactante e ao mesmo tempo fazer uma homenagem ao design deses carros maravilhosos. :)

Quem se habilita a adivinhar o nome de cada um?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Site feito de chocolate!




A Sagres é uma das cervejas mais conhecidas em Portugal. Este ano, para divulgar a sua cerveja preta achocolatada fizeram uma campanha com um hotsite super doce! O Hotsite da agência Grand Union Portugal foi todo feito com chocolate de verdade! Todos os botões, o fundo, o título! Aff! O pessoal aqui ficou com água na boca!
Quem quiser ver todo o making off tá aqui:
Sagres Preta Chocolate on the Behance Network

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Foto de Família



Um dia me deparei com uma foto antiga de família. Uma foto de crianças vestidas com fantasia de carnaval, era uma festa, certamente na casa de meu pai. Reconheço meu pai pequeno, minha tia, meu tio. Observo as fantasias de época, penso em como deve ter sido pular carnaval antigamente. Vejo a sala, procuro colher dados daquela época. Mas meu olhar é atraido pela imagem de um menino vestido de palhaço no canto esquerdo. Não o reconheço. Seu rosto, sua expressão facial me encanta e me perturba.
As outras crianças que estão nas foto criam um conjunto bastante homogênio. Além de estarem mais agrupadas, nelas existe uma expressão, seja no olhar ou no sorriso, que me trazem a idéia de pose.
Percebo então uma dialética, dois polos que que criam uma tensão. O menino no canto esquerdo vestido de palhaço e as demais crianças .O palhaço disposto em um lugar mais escuro se destaca. Está um pouco afastado e não há ninguém atrás dele. O fundo escuro o destaca ao mesmo tempo que dramatiza a sua expressão.
“O que a Fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma só vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente”( Barthes, Roland. A câmara Clara , 1984, pg.13). Talvez por isso as fotos antigas me encantem tanto. A curiosidade de ver um outro tempo, uma realidade não vivida por mim, ser por um instante o olho que soube clicar aquele momento. Ver meu pai e meus familiares de forma tão estranha a mim. Estar lá sem estar nele, presencia-lo. Mas não, não é isso que me causa espanto nesse caso.
Gosto da foto, e o motivo vai muito mais além do que a sua referência histórica ou familiar. 
A foto me toca pela sua composição, pela dialética formada pelos dois conjuntos, é isso que me atinge. Quase posso ouvir o instante do click. Aquele determinado instante, escolhido pelo fotógrafo. O momento exato da careta do palhaço, enquanto os outros posavam imóveis.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Homem bem feito

Veja os bastidores da campanha da linha de barbeadores BIC Comfort 3, produzida pela Avesso. Muito divertido.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

 
----------------------------------------------- */