quinta-feira, 3 de setembro de 2009

RANDOM EXPO MMVIII / MMIX

RANDOM EXPO MMVIII / MMIX é a exposição que o artista/professor/designer e amigo Marcelo Rosauro apresenta na festa VOLUME, com os DJs Nado Leal e DudaM (black music e música eletrônica) no Clandestino Bar.Vale a pena conferir!
CAOS AÉREO 4
CAOS AÉREO 3
FRIDA KIDS
SANTA CRIATURA

Clandestino Bar fica na Rua Barata Ribeiro, 111 – Copacabana (esquina com a Rua Duvivier - estação Arcoverde do Metrô) Tel.: 3209-0348

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pêmio ABRE Design e Embalagem 2009


A Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) entregou ontem, dia 26/08, o Pêmio ABRE Design e Embalagem 2009. O concurso foi estruturado em seis módulos (Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão, Marketing, Especial), divididos em categorias.

O destaque foi a embalagem da Pizza Hot Pocket da Sadia, desenvolvida pela Narita Design, "otimizando ao máximo a estrutura da embalagem e apresentando ainda a preocupação de inclusão social ao disponibilizar texto em braile no fundo da bandeja".

Na categoria Design Estrutural – Funcionalidade da Embalagem, a Coca-Cola Conveniência "agrupa 6 latinhas e permite o transporte prático por meio de encaixe para a mão e é facilmente guardada na geladeira. Devido a seu formato vertical, as latas se posicionam automaticamente no dispenser, proporcionando atmosfera de consumer experience. Ainda, a embalagem promove a interação com o consumidor por meio de cupom promocional que se destaca da mesma". Projeto Oz Design.

No módulo Design Estrutural, Forma da Embalagem, a Linha Infantil Disney Mickey de Cuidados Pessoais, desenvolvida R1234 Art Design, transforma a embalagem em objeto lúdico e divertido, fazendo do banho um momento de bricadeira sem perder a praticidade e atratividade.

Para ver todos os premiados acesse o site do Pêmio ABRE Design e Embalagem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Distorção 3


O cartaz produzido pelos irmãos Georgii e Vladimir Stenberg para o filme O Homem da Câmara de Filmar (1929) de Dziga Vertov, também causa desconforto. Embora não exista conflitos entre figuras representativas e abstratas, existe uma incoerência na imagem. Os prédios ao fundo parecem ter sido fotografados em um ângulo de cima para baixo, como se alguém estivesse olhando para cima dos prédios, enquanto a moça posicionada no centro da composição dá a impressão de estar caindo em um movimento circular. Meu olhar não consegue seguir uma só referência e fica preso a um certo momento ilusório.

Podemos concluir que o estranhamento nas artes visuais está tanto na abstração das formas quanto nas várias relações entre figuras e formas, e está apoiado principalmente em como enxergamos o mundo a nossa volta e de como nos relacionamos com ele. O estranhamento é o desconhecido, o inesperado, algo que não deveria estar ali mas de alguma forma está. É principalmente uma possibilidade de um novo olhar e de uma novo questionamento em relação ao que se apresenta. O estranho, o não usual pode ser uma grande ferramenta para se ampliar o olhar.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Distorção 2


O quadro de Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) “Antropofagia” também distorce o corpo: As formas humanas são abrutalhadas, perdem o contorno sensível se ampliando e diminuindo. Tudo é tratado de forma a “parecer” abstrato, os rostos não tem fisionomia, as escalas corporais são abolidas e as figuras são achatadas sob o plano do quadro (apesar de ainda existir um certo “volume” presente nas suas bordas), porém o espaço é ainda o da representação pois ali se encontram a linha do horizonte, o céu, as plantas, e as formas corporais numa relação com o real.

A linguagem geométrica de "Antropofagia" não configura um campo abstrato pois ao mesmo tempo em que existe um distanciamento com a realidade através das formas, o quadro também está preso a ela pelas relações entre seus elementos. Diferente da foto de André onde a figura parece estar flutuando enquanto se deforma em um espaço virtual, aqui o estranhamento se dá através da incoerência entre trabalhar a abstração presa ao espaço da representação.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Distorção 1



A foto de André Kertész (2 Julho de 1894 – 28 de Setembro de 1985) “Distorção” n˚ 40 é conseqüência da captação de uma imagem real feita através de espelhos ondulados. A imagem se deforma com intensidades diferentes no espaço do quadro. Se olharmos diretamente para as pernas perdemos a noção de um corpo humano, mas já outras partes como as mãos e o rosto são mais preservadas. A diferença de intensidade na distorção do quadro causa uma estranha relação entre o abstrato e a representação, pois cria um movimento de se aproximar e recuar da realidade que é feito de forma gradativa e contínua.

Existe um prolongamento, uma continuidade que liga estes dois mundos, nos transportando ora para um, ora para outro, sem que isto seja uma experiência que se interrompa. A posição corporal em que a mulher se encontra é também inusitada, o tronco se comprime criando um angulo pontudo, como se este corpo não tivesse braços, é aflitivo. As mãos estão tão unidas que mais parecem um só conjunto, um outro órgão feito de um emaranhado de dedos que brotam inesperadamente das coxas.

Tanto o jogo das distorções do espelho, como a posição de torção do corpo da modelo e o angulo que o artista escolheu para clicar a foto são significativos de estranhamento. As distorções causam um desconforto aliado a uma subjetividade. É inegável a relação entre esta obra e o surrealismo, que propõe que a arte fosse este emaranhado de imagens distorcidas guardadas no nosso subconsciente.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Alexis Rom Estudio

Alexis Rom Estudio é um escritório de design gráfico, em Barcelona. Desenvolve trabalhos únicos, com uma metodologia própria, onde a experimentação e a construção artesanal precedem a produção industrial.

A partir de carimbos de todas as formas, colecionados e de fabricação própria...
preparam originais para posterior confecção de fotolitos....
Através de processo serigráfico prepara-se um mostruário das estampas. O resultado é muito bacana.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

JOAQUIM E MARIA E A ESTÁTUA DE MACHADO DE ASSIS

"Joaquim e Maria e a Estátua de Machado de Assis" é o novo livro que Luciana Sandroni, com ilustrações de Spacca, lança hoje na Livraria Travessa. Vale a leitura, é um dos seus melhores livros - Um passeio ao Rio de Machado de Assis!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Entre Cores e Letras

A exposição Entre Cores e Letras é uma coletânea de desenhos, recortes em papel e pinturas em cerâmica da designer e arquiteta Natalia Kipnis.

As obras se destacam por apresentar um universo lúdico, com riquezas de formas e cores, que se utiliza de caligrafia e recortes. Diferentes técnicas são apresentadas, desde o uso de canetas hidrográficas até tintas utilizadas para a criação de mosaicos.

Galeria da UniverCidade
De 5 a 19 de agosto de 2009
De segunda a sexta das 9h às 22h
Av. Epitácio Pessoa, 1664 – Lagoa
Rio de Janeiro - RJ

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Museu do Vinho





A Identidade Visual do Museu do Vinho desenvolvida pelo Estudio Diego Feijóo, Barcelona, a partir de manchas do vinho e construção de uma tipologia com stencil e ...vinho.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ciberfólio

Joy Till começará uma nova versão do curso Ciberfólio neste segundo semestre, no Parque Lage, segundas-feiras, das 18h30 às 21h30. Na próxima segunda (03/08), fará uma aula aberta, apresentando o tema aos interessados.

No ciber-atelier do Parque Lage, o foco do curso é a apresentação de trabalhos profissionais, refletindo sobre as características da linguagem da hipermídia, como: hipertextualidade, uso de elementos audiovisuais simultâneos, narrativas não lineares, interatividade e navegabilidade. Os ciberfólios são construídos em softwares adequados à produção para a web, de acordo com a necessidade de cada projeto. Analisamos também aspectos da vida interconectada, como as redes sociais, foruns, blogs etc, explorando seu potencial para a divulgação profissional.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Bembo's Zoo


Bembo's Zoo foi o livro infantil de estréia do designer Roberto de Vicq de Cumptich. A primeira vez que vi esse trabalho foi quando acessei o site bemboszoo.com por indicação do amigo Flavio Brick. Mais tarde consegui ver um exemplar do livro, que é ainda mais interessante. Criativo e inteligente no uso da tipografia e da composição da página, encanta tanto crianças quanto adultos.
Outro trabalho muito bacana, Words at Play, também tem sua versão na web. Vale a pena conferir.
Roberto nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Em 1982, ele recebeu uma bolsa de pintura no Pratt Institute e se mudou para Nova York. Para saber mais sobre o trabalho Roberto de Vicq de Cumptich acesse o site devicq.com.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Command Sit



Muito divertida esta cadeira desenvolvida pelo designer americano Ross MacBride. Ele já desenvolveu trabalhos para Duende, E&Y, Max Ray, Starbucks Japan, Water Studio, Sharp e Sony.

Flores...








O Governo de Nova Gales do Sul, Austrália, lançou um novo logotipo baseado na flor símbolo do estado, a Waratah. O problema é que, segundo o líderes botânicos e do público em geral, o logotipo não representa uma Waratah mas sim uma lótus! Veja a notícia aqui. Mas não termina aí. A DesignBay, um site australiano de logos por encomenda decidiu oferecer até US$ 815 para qualquer um que desenhe uma logo melhor. Estas são algumas das logos já postadas no site, o prazo para participar é até dia 14 de Agosto 2009.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

vizinhança doce...



A Hortifruti relizou esta segunda uma ação super bacana para a nova loja de Laranjeiras, foram destribuidas centenas de maças em caixinhas onde se lia "A Hortifruti chegou em Laranjeiras. Estamos em casa." A inalguração é quarta dia 29.
Super simpático.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Bebês Patinadores


O anúncio de bebês patinadores, que é sensação no YouTube, é um bom exemplo do marketing viral. Já foi visto mais de 4,5 milhões de vezes, de acordo com o site BBC Brasil.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Conversation




Matthew Green é artista gráfico londrino, e sua linguagem reflete esse humor negro bem característico de sua Magestade.
Veja mais em seu site.

Vamos brincar de LEGO?

A LEGO acaba de lançar a série Arquitetura com seis edifícios famosos, dois são de Frank Lloyd Wright, o museu Guggenheim e a Casa da Cascata!! Brinquedo para gente grande!!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA


Parabéns Diogo pelo primeiro lugar! Para agente que acompanha seus trabalhos a bastante tempo é um orgulho saber deste prêmio, você merece!
Anima Mundi 2009
Melhor Animação Brasileira:

1º Lugar - JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA - Diogo Viegas (Brasil)

2º Lugar - O DIVINO, DE REPENTE - Fábio Yamaji (Brasil)

3º Lugar - O ANÃO QUE VIROU GIGANTE – Marão (Brasil)

mais informações: http://viegasestudio.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lygia Pape


Lygia Pape é homenageada na Bienal de Veneza 2009!

fonte: www.designboom.com

quinta-feira, 12 de março de 2009

Origami Fashion



Perfeito para esses dias atuais em que a Moda muda de um dia para o outro!...e tem até ziper! Quem quiser pode ver todo o processo da produção da bolsa aqui


fonte: designboom.com

quarta-feira, 11 de março de 2009

Errata


O Parede 2009 - I Festival Internacional de Pôster Arte do rio de Janeiro foi produzido por Eduardo Denne e também por Marco Antonio Teobaldo. Sorry!

terça-feira, 10 de março de 2009

Phillip Glass - Imagens sonoras

Considerado um mestre do minimalismo, Glass não reconhece o rótulo para sua obra, que define como "música de estruturas repetitivas". Uma de suas trilhas mais marcantes é a de "Koyaanisqati", um filme de Francis Ford Coppola e dirigido por Goldfrey Reggio. Segundo o próprio compositor, "o mosaico criado a partir de pequenas estruturas fônicas possibilita ao espectador interagir livremente com as imagens sonoras".

segunda-feira, 2 de março de 2009

Parede | 2009 – I Festival Internacional de Pôster Arte do Rio de Janeiro


Denne é designer e artista gráfico e está realizando o I Festival Internacional de Pôster Arte do Rio de Janeiro. A abertura da Exposição é dia 3 de março (terça) as 7hs.
EXPOSIÇÕES
DEBATES
OFICINAS
PALESTRAS
VÍDEOS | FOTOS
11/02/2009 Á 08/03/2009
de terça a domingo, das 12 as 19h
Galerias do Térreo e Fachada
CCJF - Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241
Cinelândia - Centro - RJ
Infos: www.parede.art.br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

End the winners goes to...


A Logo do Big Brother em Londres deste ano, criada por Daniel Eatock e está indicada ao prêmio the Brit Insurance Graphic Design Award 2009, a premiação promovida pelo Design Museum de Londres.

O briefing, definido pelos produtores do show, indica o ângulo como foco principal do programa. Eatock transmite essa idéia através de uma abstração geométrica do olho humano. Inclusive você pode dar uma olhada nas versões do BBL passadas clicando aqui.

Além da Logo do Big Brother a marca da campanha de Obama também está sendo indicada este ano. O público está sendo encorajado a dar a sua participação no blog : http://www.designsoftheyear.com

Mais verde para nossa vida...


A idéia desenvolvida pelo jovem designer japonês Shunsuke Uniyama do studio Microworks, acaba de vez com aquela sensação de fios eletrônicos soltos pela casa, trazendo a sensação de natureza para qualquer ambiente!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fortunato Depero


Para o centenário do Futurismo na Itália, o museu-galeria Depero tornou-se parte integrante do Museu de Arte Moderna e Contemporânea Di Trento e Roverto (Mart) e reabre suas portas dia 17 de janeiro de 2009 com uma exposição sobre Fortunato Depero, designer italiano (1892-1960). A exposição faz parte de um trabalho desenvolvido pelo artista chamado “A casa futurista”, nela estão organizados cerca de 3.000 objetos deixados pelo artista para cidade, incluindo pinturas, desenhos, colagens, posters, playbills, mobiliário, brinquedos e arte.
Vale a pena entrar no site do museu e conferir.

http://english.mart.trento.it/default.jsp?ID_LINK=252&area=42

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CINDY SHERMAN



A fotógrafa e cineasta norte-americana Cindy Sherman, cria um mundo onde realidade e fixão se misturam. Sendo ela mesmo modelo de suas fotos, causa um estranhamento em suas imagens, algo em torno do real e o imaginário coletivo. Suas mulheres são reflexões em torno da posição social, econômica e cultural da mulher moderna. Além disso, Cyndy ao ser a modelo de suas fotos, nos faz observar a multiplicidade de sentidos e experiências que somos capazes de atuar.
 
----------------------------------------------- */