



Clandestino Bar fica na Rua Barata Ribeiro, 111 – Copacabana (esquina com a Rua Duvivier - estação Arcoverde do Metrô) Tel.: 3209-0348
O cartaz produzido pelos irmãos Georgii e Vladimir Stenberg para o filme O Homem da Câmara de Filmar (1929) de Dziga Vertov, também causa desconforto. Embora não exista conflitos entre figuras representativas e abstratas, existe uma incoerência na imagem. Os prédios ao fundo parecem ter sido fotografados em um ângulo de cima para baixo, como se alguém estivesse olhando para cima dos prédios, enquanto a moça posicionada no centro da composição dá a impressão de estar caindo em um movimento circular. Meu olhar não consegue seguir uma só referência e fica preso a um certo momento ilusório.
Podemos concluir que o estranhamento nas artes visuais está tanto na abstração das formas quanto nas várias relações entre figuras e formas, e está apoiado principalmente em como enxergamos o mundo a nossa volta e de como nos relacionamos com ele. O estranhamento é o desconhecido, o inesperado, algo que não deveria estar ali mas de alguma forma está. É principalmente uma possibilidade de um novo olhar e de uma novo questionamento em relação ao que se apresenta. O estranho, o não usual pode ser uma grande ferramenta para se ampliar o olhar.
No ciber-atelier do Parque Lage, o foco do curso é a apresentação de trabalhos profissionais, refletindo sobre as características da linguagem da hipermídia, como: hipertextualidade, uso de elementos audiovisuais simultâneos, narrativas não lineares, interatividade e navegabilidade. Os ciberfólios são construídos em softwares adequados à produção para a web, de acordo com a necessidade de cada projeto. Analisamos também aspectos da vida interconectada, como as redes sociais, foruns, blogs etc, explorando seu potencial para a divulgação profissional.
1º Lugar - JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA - Diogo Viegas (Brasil)
mais informações: http://viegasestudio.blogspot.com/